Segundo os media norte-americanos, a Administração Obama chegou hoje a acordo com a companhia petrolífera para o pagamento daquele montante, que será depositado numa conta sob um controlo independente, e que se destina a compensar os residentes da zona pelos danos causados.
O primeiro encontro frente-a-frente entre o Presidente norte-americano, Barack Obama, e a liderança da BP decorreu na Casa Branca. O fundo será gerido pelo advogado Kenneth Feinberg, que geriu já uma conta criada para indemnizar vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro, de 2001.
O anúncio foi feito depois de ontem Obama ter feito uma comunicação oficial ao país a partir da Sala Oval, definindo como uma “epidemia” o derrame de mais de 378 milhões de litros de petróleo desde a explosão do poço Deepwater Horizon ao largo do estado do Luisiana, a 20 de Abril. “Vamos ter de lutar contra esta epidemia por muitos meses e talvez anos”, reconheceu o Presidente. “Vamos combater este derrame com tudo o que temos, pelo tempo que for preciso. Vamos fazer a BP pagar pelos danos que causou. E vamos fazer tudo o que for necessário para ajudar as populações do golfo a recuperar desta tragédia”, prometeu.