No caso dos exames nacionais do 9.º ano, as provas são cotadas na escala percentual de 0 a 100, que depois é convertida para os níveis de 1 a 5 valores. A classificação final a atribuir a cada uma das disciplinas é calculada através de uma fórmula em que se soma 70 por cento da classificação dada pelo professor e 30 por cento da classificação dos exames.
Respondendo ao aluno do 9.º que poderá tirar 1 no exame, a sua classificação final será 3. Outro estudante que se confronte com um 3 na classificação de frequência e um 2 no exame, a sua classificação final será de 2,7 valores, ou seja, positiva porque a partir do 2,5 a nota é positiva.
Quanto ao ensino secundário, a classificação final é encontrada através de uma média aritmética simples da classificação interna obtida a todas as disciplinas, incluindo Área Projecto. Nesta conta, não esquecer as classificações dos exames, feitos apenas às disciplinas sujeitas a provas. O exame de Português é obrigatório, o aluno deverá escolher uma disciplina trienal e duas bienais. Nestas, a classificação interna vale 70 por cento.