Como já tinha sido anunciado, a Sony entrou no jogo dos controlos através de movimentos. O comando Move, para a Playstation, foi apresentado na E3, em Los Angeles, e chega à Europa a 15 de Setembro, por 40 euros.
Visitantes da E3 experimentam o comando Move (Phil McCarten/Reuters)
As comparações entre o Move (o jogador pode usar um ou dois comandos nas mãos, consoante o jogo) com o popular comando da Nintendo Wii são inevitáveis e a Sony tem-se esforçado por fazer distinções entre as duas tecnologias, pondo a tónica na precisão do controlo.
Para além do comando principal, os jogadores podem comprar outros periféricos, como um comando mais pequeno (a que a Sony chama “comando de navegação” e que serve para funcionalidades extra em alguns jogos) e um acessório que permite usar o comando Move na horizontal, como se fosse uma arma de fogo.
A Sony apresentou já vários jogos que tiram partido da nova tecnologia e, até ao Natal, a empresa espera ter cerca de 50 títulos deste género disponíveis.
Para além do comando da Nintendo Wii, o Move tem também como concorrente o Kinect, o sistema de controlo de jogos por movimentos (e sem comando), que a Microsoft apresentou para a Xbox também nesta E3.