| Next | Section Menu | Main Menu | Previous |

Negócios

Angola vai conceder vistos de 10 anos a investidores

17.06.2010 - 16:29 Por Lusa

Angola está a conceder vistos privilegiados de 10 anos a investidores estrangeiros e vai lançar em breve um instrumento on-line para aproximar empresários a Luanda, anunciou hoje um responsável da Agência Nacional para o Investimento Privado angolana.

Entre os vários benefícios que o Governo angolano criou para atrair investimento estrangeiro no país consta a concessão de um visto privilegiado de 10 anos.

“Depois de aprovado o projecto (de investimento), o investidor tem direito a um visto privilegiado, mas desde já alerto que, para beneficiar desse visto privilegiado, ele tem, no mínimo, que realizar o capital declarado até 80 por cento”, disse Olim Neto aos jornalistas à margem do “Access África Fórum”, que decorre em Lisboa.

De acordo com o director da ANIP, “sem isso, o investidor não terá o benefício do visto privilegiado”.

Esta foi uma forma encontrada pelo Governo angolano para resolver o problema de vistos com que se debate há algum tempo.

Para facilitar a comunicação com potenciais investidores estrangeiros, o Governo angolano prepara-se para disponibilizar uma ferramenta on-line para permitir troca de informações em tempo real.

“Estamos a concluir um link de interacção com os investidores. Não é necessário deslocarem-se a Luanda. O investidor coloca as suas dúvidas e nós, na hora, respondemos”, explicou Olim Neto.

De acordo com o responsável, este “será um veículo para aproximação da ANIP a potenciais investidores”.

Na página de Internet da ANIP, já estão disponíveis as prioridades estabelecidas pelo Governo angolano em matéria de investimentos, os requisitos necessários para se investir em Angola e toda a documentação precisa.

Agricultura e pecuária, indústria transformadora, transportes, saúde, educação e infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e aéreas são os sectores avançados pelo responsável como prioritários em Angola.

A todos os empresários estrangeiros que queiram investir nesses sectores, Angola “oferece” benefícios fiscais e aduaneiros.

Olim Neto promoveu ainda os investimentos no interior do país, afirmando que a grande maioria está a ser feita em Luanda e Benguela.

“O investimento português já se está a deslocar para o interior do país. Aplaudimos essa visão dos investidores portugueses”, sublinhou.

Quanto às empresas norte-americanas garantiu: “Não tenham receio, Angola oferece inúmeras oportunidades de negócio”.

“Para salvaguardar os investimentos, temos garantidos os direitos de repatriamento de dividendos e lucros”, assegurou.


This article was downloaded by calibre from http://economia.publico.pt/Noticia/angola-vai-conceder-vistos-de-10-anos-a-investidores_1442333



| Section Menu | Main Menu |