Segundo o governador do Banco Central alemão

17.06.2010 - 17:00 Por Lusa
O governador do Banco Central alemão disse hoje que as autoridades europeias estão a estudar alterações aos testes que avaliam a solidez do sistema bancário, no dia em que o governo alemão se mostrou favorável à publicação dos testes.
Axel Weber afirmou numa conferência em Frankfurt que, “de momento”, o Comité Europeu Supervisores Bancários e os bancos centrais europeus estão a “pressionar para que os testes de stress incluam mais instituições do que hoje e outros cenários”.
“Os testes serão orientados para as questões que estão em discussão e focadas nas grandes instituições”, acrescentou.
Weber afirmou ainda que estão em discussão testes de stress “que incluam títulos de dívida soberana”.
Também hoje o governo alemão mostrou-se favorável à publicação dos testes à solidez dos bancos - realizadas para verificar a solidez das instituições de crédito em situações extremas -, disse, em Berlim, um porta-voz do ministério das finanças.
Até agora, o governo de Angela Merkel tinha-se mostrado céptico quanto à publicação dos referidos testes, que conta com a oposição da poderosa Associação de Bancos Alemães (VOB).
O governador do Banco de Espanha, Miguel Ángel Fernández Ordóñez, disse quarta-feira que queria tornar público o resultado de provas de stress que a entidade realiza para estimar o nível de solvência das entidades financeiras espanholas, de modo a convencer os mercados internacionais da solidez do sistema.
A proposta foi criticada pela associação alemã de bancos, para quem a divulgação dos resultados das provas de stress podem ser “mal entendidas” e ter resultados perniciosos junto dos mercados internacionais.
Quanto à União Europeia, vai decidir no final do mês se as provas de solidez mais recentes dos bancos devem ou não ser publicadas, disse hoje, em Bruxelas, uma porta-voz do comissário para o mercado interno, Michael Barnier.
This article was downloaded by calibre from http://economia.publico.pt/Noticia/supervisores-bancarios-europeus-querem-aprofundar-analise-aos-bancos_1442331