A nova consola portátil que a Nintendo apresentou na E3 permite jogos tridimensionais, sem necessidade dos habituais óculos.
A 3DS foi mostrada hoje em Los Angeles, na maior feira de videojogos do mundo, mas ainda não tem data marcada para chegar ao mercado, nem preço definido. A maioria dos detalhes técnicos também não foi revelada pela Nintendo.
A consola – com um aspecto muito semelhante às consolas portáteis que a Nintendo já tem no mercado – tem um ecrã com uma tecnologia que faz com que o olho esquerdo e o olho direito do utilizador captem diferentes partes da imagem, permitindo criar no cérebro uma imagem tridimensional sem ser necessário recorrer a óculos.
O efeito, porém, não funciona a qualquer distância ou ângulo – o que faz com que seja uma tecnologia passível de ser usada numa consola portátil (cuja posição é facilmente ajustável), mas seja mais difícil de usar noutros suportes, como televisões.
O utilizador pode aumentar ou diminuir o grau de tridimensionalidade, podendo também optar por jogar apenas nas habituais duas dimensões. Os jogos para as mais antigas Nintendo DS e DSi são compatíveis com este novo modelo.
O aparelho permite ainda tirar fotografias em 3D – que só podem ser exibidas na própria consola.
Entre a imprensa especializada que já experimentou a consola na E3 correm muitas críticas positivas. Há, porém, quem note que em alguns jogos é necessário ajustar o nível de tridimensionalidade, para evitar uma imagem duplicada.
Como acontece com as outras consolas portáteis da marca, a 3DS tem dois ecrãs sensíveis ao toque. Está ainda equipada com três câmaras (uma das quais está na frente do aparelho).