Entradas de figuras públicas como de George W. Bush e Britney Spears atraem constantemente milhares de edições não-válidas, que têm por missão vandalizar os perfis destas personalidades. Uma das medidas que a Wikipedia encontrou para prevenir este tipo de coisas foi precisamente bloquear o acesso dos internautas a estes textos. Mas esta medida foi considerada um atentado ao princípio básico desta enciclopédia, cujo conteúdo é feito essencialmente pela comunidade de internautas de todo o mundo.
Finalmente, foi encontrada uma solução para este problema, que reúne o “melhor de dois mundos”. A Wikipédia explica: “As ‘mudanças pendentes’ são um novo sistema no qual os artigos que são frequentemente alvo de actos de vandalismo e erros podem ter o ‘melhor dos dois mundos’. A edição é permitida (e já não prevenida), mas as mudanças serão visíveis apenas para os editores antes de serem analisadas para serem detectados vandalismos e erros”.
Todos os textos que contiverem erros, casos de vandalismo ou conteúdos inapropriados serão passados em revista pelos editores que, se fizerem o seu trabalho correctamente, não os deixarão passar.
A Wikipedia indicou ainda que este sistema já está a ser testado num número reduzido de artigos, a fim de poder certificar-se que tudo corre bem “em directo” e para familiarizar o público com esta nova funcionalidade. Todos os artigos que estiveram sujeitos a restrições de edição deverão, gradualmente, ganhar a funcionalidade de edição pública.
Com mais de 300 milhões de visitantes por mês, a Wikipedia situa-se no quinto lugar do ranking dos sites mais visitados em todo o mundo. Contudo (e como é típico em muitos sites cujo conteúdo é gerado por utilizadores) apenas uma percentagem muito pequena de utilizadores é responsável pela maior parte da informação inserida.