O Youtube lançou uma nova ferramenta de edição, que permite aos utilizadores irem construindo os seus vídeos numa plataforma online. Esta nova ferramenta, apesar de limitada, permite fazer coisas básicas como títulos, transições e inserção de música.
Quando o vídeo está editado, basta carregar no botão “publicar” e o Youtube trata do resto (Peter Jones/Reuters)
O novo YouTube Online Video Editor - http://www.youtube.com/editor - ainda está a sofrer melhorias, por isso é possível que o utilizador ainda se venha a deparar com alguns bugs.
Para começar basta que o utilizador tenha um perfil no YouTube e faça “upload” de vídeos (se ainda não tiver feito), que servirão de base ao trabalho.
Depois é só puxar o vídeo (ou vídeos) para a linha de tempo e começar a mexer e a misturar cenas.
É igualmente possível ir buscar músicas à biblioteca da AudioSwap - que contém dezenas de milhares de músicas, apesar de a maioria ser da autoria de artistas relativamente desconhecidos - e inseri-las livremente nos vídeos.
É preciso notar, porém, que as músicas disponíveis no AudioSwap estão sujeitas a acordos de licenciamento, o que significa que o Youtube poderá fazer incluir anúncios no produto final criado pelo utilizador.
Quando o vídeo está editado, basta carregar no botão “publicar” e o Youtube trata do resto.