Entrevista
17.06.2010 - 15:23 Por Hugo Daniel Sousa, Pretória
Clarence Goodson, defesa do IK Start (Noruega), tem 28 anos e é provavelmente um dos jogadores mais desconhecidos do Mundial. O defesa norte-americano falou ao PÚBLICO sobre o momento do "soccer" nos Estados Unidos.
PÚBLICO - Após o Mundial de 1994, o futebol nos EUA melhorou muito. Vocês, jogadores, têm essa ideia?
Clarence Goodson - Sim, sem dúvida. O futebol nos EUA deu um salto, a qualidade dos jogadores melhorou significativamente e continua a melhorar.
Os EUA são uma potência no futebol feminino, mas no masculino ainda não. Acha que é por os rapazes preferirem outros desportos, como o basebol?
É certamente uma possibilidade. Mas o futebol já é o quarto desporto mais popular, depois do futebol americano, basquetebol e basebol. Claro que tem algo a ver com isso.
Pensa que num curto período de tempo se podem tornar numa potência no futebol masculino?
Sim. Temos uma grande história no desporto e se nos derem tempo e dinheiro podemos ser um país de elite. É uma questão de tempo até sermos uma potência no futebol.
Tem alguma meta para tentar ganhar o Mundial? 2014, 2018?
Queremos ganhar sempre que vamos para o campo. Por que não este ano? Quem vem e diz que não quer ganhar?
Nos EUA estão a prestar mais atenção a este Mundial?
Sim. A cada ano que passa temos mais adeptos. E o primeiro jogo ter sido contra Inglaterra também ajudou, porque a Premier League é muito seguida nos EUA.
Como começou a jogar?
Foi aos três anos. É o primeiro desporto que se pode jogar de forma competitiva, porque basta pôr os miúdos no campo e dar-lhes uma bola. Eu era agitado e dava com a minha mãe em doida. Por isso, ela disse para jogar futebol e gastar algumas energias.
Alguém na sua família gostava futebol?
Não. O meu avô jogou basebol, mas foi só isso. Ninguém jogou futebol. O meu pai era um bom basquetebolista no liceu.
This article was downloaded by calibre from http://rss.feedsportal.com/c/32491/f/478538/s/b39edda/l/0L0Spublico0Bpt0Cmundial20A10A0CShow0Cclarence0Egoodson0Ee0Euma0Equestao0Ede0Etempo0Eate0Esermos0Epotencia0I1442312/story01.htm