A Grécia conseguiu o seu primeiro triunfo de sempre num Mundial por mérito de Salpingidis e Torosidis, e desmérito de Kaita, que com uma agressão completamente escusada reduziu a Nigéria a dez e anulou a evidente superioridade dos africanos.
O golo de Kalu Uche, logo aos 15 minutos, na marcação de um livre directo fazia pressagiar que a máquina africana, mais veloz e pujante, estava bem lançada para a sua segunda vitória na África do Sul. Mas, com a inesperada redução do seu onze, a selecção orientada por Lars Lagerback foi sufocada por uma Grécia dinâmica e ofensiva (algo pouco visto), apostada no tudo por tudo para chegar, pelo menos, ao empate.
Otto Rehhagel, tradicionalmente conservador, tirou um defesa (Papastathopoulos) e lançou um avançado (Samaras), substituição que teve como resultado imediato o golo de Salpingidis (43'), depois de cinco minutos intensos com várias ocasiões de golo claras evitadas pela Nigéria.
No regresso dos balneários, o jogo não parou. Ou melhor, parou nas mãos dos guarda-redes: Tzorvas e Enyeama defenderam tudo o que havia para defender, mantendo o empate, até que o nigeriano, irrepreensível durante 70 minutos, falhou a recepção de uma bola, oportunidade que Torosidis não desperdiçou.
Com esta vitória, a Grécia ainda pode sonhar com o apuramento para os oitavos-de-final, porque as contas do Grupo B permitem qualquer cenário, com todas as selecções a terem condições para passar a fase de grupos.
Ficha de jogo
Grécia 2
Nigéria 1
Estádio Free State, em Bloemfontein
Assistência 31.593 espectadores
Grécia Alexandros Tzorvas, Sotiris Kyrgiakos, Lukas Vyntra, Avraam Papadopoulos, Vasilis Torosidis, Socrates Papastathopoulos (Giorgos Samaras, 37'), Alexandros Tziolis, Costas Katsouranis, Giorgos Karagounis, Dimitris Salpingidis e Theofanis Gekas (Sotiris Ninis, 79')
Nigéria Vincent Enyeama, Chidi Odiah, Joseph Yobo, Daniel Shittu, Taye Taiwo (Elderson Echiejile, 55', Rabiu Afolabi, 79'), Dickson Etuhu, Haruna Lukman, Sani Kaita, Kalu Uche, Osaze Odemwingie (Chinedu Obasi, 46') e Yakubu Aiyegbeni
Amarelos Socrates Papastathopoulos (15'), Alexandros Tziolis (59'), Giorgos Samaras (88') e Chinedu Obasi (89')
Vermelho directo Sani Kaita (33')
Golos
0-1, Kalu Uche, 16 minutos
1-1, Dimitris Salpingidis, 44'
2-1, Vasilis Torosidis, 71'